• Museu da Imagem e do Som será enfim inaugurado, 16 anos de obras depois

    Mais de 16 anos depois, o novo Museu da Imagem e do Som (MIS) do Rio já tem data de inauguração, marcada para o dia 19 de março, quando, enfim!, os cariocas poderão ter acesso ao prédio de oito andares da avenida Atlântica, em Copacabana.

    Publicidade

    Nicola Miccione, secretário estadual da Casa Civil, conta que a abertura será feita em sistema de soft opening, deixando as exposições e a museografia para uma próxima etapa, nos meses seguintes.

    Lamentavelmente, o MIS que começou a ser erguido, em 2010, após a desapropriação do terreno e demolição da construção que lá existia, teve a obra interrompida por cerca de seis anos. Falhas de planejamento e erros técnicos, problemas contratuais e financeiros – houve troca de construtoras e problemas com a licitação -, além de danos irreversíveis causados pela longa paralisação que exigiram novas avaliações.

    A previsão inicial de inauguração era o ano de 2012, mas isso não aconteceu, como sabemos. O projeto só voltou a ser tocado em 2021, acumulando um total de R$184,2 milhões gastos até hoje, sem contar valores que ainda serão adicionados quando a obra for concluída.

    A ideia é transformar o novo MIS em um espaço de exposições temporárias e também de longa duração, focadas no audiovisual brasileiro, contando sua história e a daqueles que colaboraram com a cultura deste país.

     

     

     

    Renata Suter

    Jornalista, Renata Suter é editora da Janela Publicitária

    Comentários

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    arrow
    ×